Teste Genético
Não existem boas ou más genéticas. Existem, sim, perfis individuais que podem ser controlados e melhorados.
A sua genética é o seu livro de instruções e, quando estudada, permite identificar as características que estão associadas a uma maior predisposição a determinados fatores com impacto na saúde. Assim, e através deste exame, a equipa médica CIM é capaz de construir um plano transversal, personalizado e exclusivo que tem como objetivo promover a longevidade e garantir a sua qualidade de vida.
O teste genético CIM é realizado de forma simples e indolor, através de uma picada no dedo. Os resultados deste teste vão permitir a uma equipa médica multidisciplinar identificar os pontos fortes e fracos de cada pessoa, possibilitando desenhar um plano à sua medida.
Este plano visa potenciar os pontos fortes e “silenciar” os pontos fracos, para obtenção de melhores resultados, mais rápidos e sustentados no tempo. Assim, diminuímos a probabilidade de eventuais doenças crónicas, ou aparecendo, que se desenvolvam de forma mais ligeira e o mais tardiamente possível.
Benefícios da realização do Teste Genético
Prevenir Doenças
Através da introdução de alterações no estilo de vida, prevenimos ou controlamos, por exemplo, doenças como hipertensão, osteoporose, diabetes, e o padrão inflamatório e oxidativo.
Aumentar a Performance
Ao nível do exercício, o teste genético ajuda o médico a melhor identificar as variáveis fisiológicas que influenciam o exercício, desde a propensão a lesões músculo-esqueléticas, taxa de recuperação do esforço, passando pelas características de treino a que o indivíduo responde melhor.
Melhorar Hábitos Alimentares
Na Nutrição, por exemplo, é importante dar o retoque final no plano alimentar no que diz respeito às recomendações de alimentos e suplementos específicos de acordo com a capacidade de metabolização de vitaminas e minerais, perfil inflamatório e de stress oxidativo, sensibilidade à insulina e cafeína entre outros.
Evitar Doenças Mentais
A manifestação das doenças mentais – ansiedade, depressão, adições ou psicopatia – resulta da atuação de múltiplos genes, em conjunto com fatores não-genéticos, manifestando a complexidade do cérebro. Ao permitirem detetar precocemente certas vulnerabilidades, os testes genéticos possibilitam uma intervenção individualizada e preventiva, podendo mesmo, através da psicoeducação, evitar o aparecimento destas doenças.
Questões frequentes
Não. Dão-nos a indicação do que devemos fazer para aumentar a probabilidade de anos vividos e garantir qualidade de vida.
Não. Estes exames são ferramentas de apoio à decisão clínica e apresentam as melhores diretrizes para que possamos, no CIM, através da nossa equipa multidisciplinar, potenciar as suas características boas e “silenciar” as menos boas.