Mamoplastia de Redução

O que é a Mamoplastia de Redução e a quem se destina?

A cirurgia de Mamoplastia de Redução visa diminuir ou reduzir o volume mamário. Os seios demasiado volumosos constituem não só um problema estético, mas um problema Médico de primeira ordem, devido à sobrecarga sobre a coluna de muitas mulheres, provocando frequentes dores com acentuação da cifose dorsal; em outros casos, especialmente na mulher jovem, pode ser causa de alterações graves da personalidade.

A dismorfia que supõe as mamas volumosas pode fazer de uma jovem uma pessoa complexada e tímida, incapaz de se integrar socialmente e incapaz de atingir a completa maturação emocional. A tudo isto, devemos somar que a mulher com mamas volumosas tem tendência a adotar uma postura encurvada para ocultar em parte o seu problema, o que agrava ainda mais a sobrecarga na coluna cérvico-dorsal.
ALS_3602

Como são realizados os implantes mamários?

O objetivo da cirurgia é reduzir o volume de glândula e de pele e corrigir a posição da mama, da aréola e mamilo geralmente descaídos. Existem diferentes técnicas operatórias que podem ser realizadas pelo Cirurgião. Uma técnica empregada por muitos Cirurgiões desde há décadas em todo o mundo é a operação de Pitangui.

Esta operação pode ser considerada o standard com o qual devem ser comparadas as novas técnicas. A cirurgia deixa umas cicatrizes em forma de âncora. Um dos problemas que tem esta operação é que deixa cicatrizes relativamente visíveis. Em todas as técnicas procede-se à remoção do excesso de pele, glândula e gordura, tentando manter a irrigação da aréola e do mamilo, que são reposicionados num sítio esteticamente mais bonito.
ALS_3544
ALS_3544

Anestesia e duração da cirurgia

Esta operação é realizada habitualmente com anestesia geral. No CIM realizamos uma infiltração com anestesia local para complementar a anestesia e facilitara dissecação. A duração desta cirurgia é de aproximadamente 70 a 90 minutos por mama.

Quem faz a consulta/tratamento?

A consulta é realizada pelo Dr. Jorge Carvalho.

Que casos clínicos cuidamos?

· Dor mamária ou mastalgia;
· Dor cervical ou cervicalgia;
· Dor na região dorsal ou dorsalgia;
· Sulcos provocados pelas alças de soutien;
· Adormecimento dos braços;
· Irritação e maceração da pele, por vezes com infeções por bactérias e fungos, nos sulcos mamários (intertrigo).

Pós-Operatório

A mulher operada deve estar uns dias de repouso, será normal estar um pouco cansada. A dor é facilmente controlada com algum analgésico. Os curativos são feitos a cada 48 horas e depois mais espaçadamente. As suturas (pontos) são retiradas ao fim de 2 semanas. Na maior parte dos casos, a mulher pode retomar uma vida autónoma e normal ao fim de poucos dias.

Recomendamos também evitar esforços violentos ou ginástica durante 3-4 semanas. É normal sentir uma ligeira redução ou aumento da sensibilidade mamária, que é temporária e raramente definitiva. O inchaço ou edema mamário cede ao fim de poucas semanas. Banho ou duche somente após a autorização do Médico.

A cicatriz resultante dependerá fundamentalmente da qualidade de cicatrização dessa paciente em particular. Cada indivíduo apresenta uma peculiaridade especial no que diz respeito à cicatrização.

Porque deve fazer uma Mamoplastia de Redução?

As mamas desempenham um papel muito importante na sensualidade feminina e são, inquestionavelmente, um elemento de afirmação de feminilidade.

No entanto, frequentemente, podem ter um volume excessivo e este ser causa de um desconforto tanto físico como psicológico.

Muitas adolescentes com hipertrofia mamária juvenil – um quadro de crescimento mamário excessivo na puberdade – isolam-se com o estigma que está associado a esta condição.

Resultado

Deverá existir harmonia entre o volume das mamas e o tamanho do tórax e a massa corporal. Em casos de mamas muito volumosas, pode ser difícil obter uma simetria absoluta e pode ser necessário algum retoque posterior. O resultado só se observa ao fim de vários meses.

Os resultados podem ser piores em gigantomastias extremas ou em pessoas fumadoras dai se aconselhar que a paciente pare de fumar durante pelo menos 20-30 dias pós-cirurgia. As técnicas mais modernas de redução procuram uma redução mamária que deixe uma forma bonita da mama, com volume residual suficiente, uma adequada projeção e cicatrizes o mais pequenas possível.

Contudo, a cicatrização é uma característica pessoal e varia de paciente para paciente. O resultado final é visível ao final de 6 meses.

Cuidados no Pós-Operatório

Após o ato operatório, a paciente fará uso de um soutien específico, que deverá ser usado por aproximadamente 30 dias. Neste período, a paciente deverá sempre usar o soutien tanto de dia como de noite e após este período sempre que pratique desporto. Banho ou duche somente após a autorização do Médico.

A cicatriz resultante dependerá fundamentalmente da qualidade de cicatrização desse paciente em particular. Cada indivíduo apresenta uma peculiaridade especial no que diz respeito à cicatrização.

Eventuais problemas frequentes

Devemos considerar a cirurgia de redução mamária uma técnica segura, sempre que realizada por uma equipa médica devidamente treinada. Como em qualquer cirurgia podem surgir complicações como: infeção, necrose tecidular, perda do complexo Auréolo – mamilar (muito raro), assimetrias, diminuição da sensibilidade, etc.

A cirurgia de redução mamária vai deixar de forma permanente cicatrizes. Podem acontecer queloides (cicatriz grossa e vermelha) e cicatrizes hipertróficas (largas) especialmente em mulheres de pele escura. O aleitamento pode ficar afetado em alguns casos quando a redução é muito grande.
CF051246

Dr. Jorge Carvalho

Centro Inovação Médica. É da sua Saúde que se trata.

// Especialidades

Pediatria

Genética

Medicina Desportiva

Consulta da Mama

Nutrição

Nutrição Grávida

Dor Musculo-Esquelética

Medicina Geral e Familiar

Podologia Postural

Cardiologia Adulto

Cardiologia Pediátrica e Fetal

Psiquiatria

PedoPsiquiatria

Psicologia 


// Cirurgias

Cirurgia Metabólica

Mamoplastia de Aumento

Mamoplastia de Redução

Lipoaspiração

Abdominoplastia

Lifting braços e pernas

// Imagem 

Saúde Estética e Antienvelhecimento

Rejuvenescimento e Rugas

Botox e Ácido Hialurónico

Parceiros

parceiros_CHUSJ
parceiros_ordem
parceiros_linea
parceiros_polytech
ALS_3570


logo_CIM
Av. Fernão de Magalhães 1611
4350-170 Porto

Seg-Sex: 09:00 – 21:00